Eventos alegres e felizes da vida de Jesus e Maria
Abordam os sofrimentos e a paixão de Jesus
Eventos triunfantes e gloriosos da vida de Jesus e Maria
Momentos luminosos e reveladores da vida de Jesus
A Ressurreição de Jesus é um dos eventos mais fundamentais e significativos do Cristianismo. De acordo com as Escrituras Sagradas, esse evento marcou o ápice da vida e ministério de Jesus Cristo, consolidando a sua divindade e o poder da salvação oferecida através do seu sacrifício na cruz. Neste artigo, examinaremos detalhadamente a história da Ressurreição de Jesus, apresentando os versículos bíblicos relevantes e explorando os significados teológicos e espirituais desse acontecimento central para a fé cristã.
A história da Ressurreição de Jesus é narrada nos quatro Evangelhos do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada evangelho oferece detalhes únicos e complementares sobre o evento, enriquecendo nossa compreensão do que aconteceu naquele dia.
A história da Ressurreição começa após a crucificação de Jesus. Seu corpo foi retirado da cruz e colocado em um sepulcro. No Evangelho de Mateus, encontramos essa descrição:
"José, pois, tendo comprado um lençol de linho fino, e tendo descido a Jesus da cruz, envolveu-o no lençol, e o pôs em um sepulcro que estava escavado numa rocha; e, revolvendo uma pedra grande para a porta do sepulcro, retirou-se." (Mateus 27:59-60)
No terceiro dia após a morte de Jesus, ocorreu a Ressurreição. As escrituras detalham o momento em que o túmulo foi encontrado vazio e as aparições de Jesus ressuscitado aos seus discípulos.
"E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houve um grande terremoto, porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra, e assentou-se sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos." (Mateus 28:1-4)
"E aconteceu que, estando elas muito atemorizadas, abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galileia, dizendo: Convém que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e, ao terceiro dia, ressuscite." (Lucas 24:5-7)
Após a Ressurreição, Jesus apareceu a várias pessoas, incluindo Maria Madalena, os discípulos e outros seguidores. Essas aparições confirmaram a realidade da Ressurreição e fortaleceram a fé dos discípulos.
Para Maria Madalena:
"Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre)! Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus." (João 20:16-17)
Para os discípulos:
"E, estando eles com medo, e abaixando os olhos para o chão, viram que o homem que há pouco tempo saíra da sepultura com a companhia do Filho do Homem, estava agora sentado à direita de Deus, glorificado e exaltado. Eles ficaram atônitos e se prostraram por terra. Então o homem lhes disse: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram." (Mateus 16:5-6)
A Ressurreição de Jesus tem profundos significados teológicos para o Cristianismo. Ela confirma a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte, oferecendo a esperança da vida eterna a todos que creem nele.
"Ora, se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé." (1 Coríntios 15:12-14)
A Ressurreição de Jesus é um evento central na história do Cristianismo, demonstrando seu poder redentor e sua divindade. As Escrituras fornecem uma narrativa rica e detalhada da Ressurreição, incluindo o sepultamento, a descoberta do túmulo vazio e as aparições de Jesus ressuscitado. Esses relatos inspiram a fé e a esperança dos cristãos ao redor do mundo, sustentando a crença na vida eterna através da vitória de Jesus sobre a morte.